Voltar ao estudo

prev

Conversa Inicial

Bem-vindo!

Olá! Seja bem-vindo à primeira aula de “Geologia e Geomorfologia na Gestão Ambiental”!

Hoje, vamos apresentar os conceitos básicos e os fundamentos da Geologia e seus agentes internos. Desse modo, vamos trabalhar com a Teoria da Tectônica de Placas (como ela surgiu e como foi formulada); com o vulcanismo (como o vulcanismo acabou projetando o relevo); e com os abalos sísmicos (como eles podem formar ou até mesmo modificar o relevo).

Na sequência, assista ao vídeo de apresentação da disciplina com a professora Aline.
Não perca!
Bons estudos!

Contextualizando

Você com certeza deve ter visto ou lido algo a respeito do tsunami que ocorreu no Japão em 2011. Também deve ter visto muitas notícias sobre o terremoto que arrasou o Haiti no ano de 2010 e, certamente, já ouviu falar de erupções de alguns vulcões famosos, como o Krakatoa, o Etna e o Vesúvio, não é mesmo? No entanto, você sabe dizer qual é a relação de terremotos, tsunamis e vulcões com a Geologia e a Geomorfologia? Qual o impacto desses eventos na formação da Terra?

Saiba Mais Veja no site a seguir como acontecem os terremotos e os tsunamis, por meio de um infográfico que explica como é o nosso planeta por dentro, o que são as placas tectônicas, quais os tipos de tremores e como funciona a Escala Richter:

Saiba Mais Leia a seguir, no site do Observatório Sismológico da UnB, uma breve explicação sobre a Teoria da Tectônica de Placas. Aproveite e faça algumas pesquisas, no mesmo site, para obter mais informações sobre sismologia, o que é um terremoto, a ocorrência de terremotos no planeta e também a ocorrência de tremores de terra no Brasil, dentre outros assuntos relativos à
sismologia. Não perca a oportunidade de pesquisar e aprender mais sobre
esse tema!

Agora, assista à videoaula com a professora Aline e saiba o que são litosfera e astenosfera. Aprenda um pouco mais, também, sobre a Teoria da Tectônica de Placas
e a distribuição geográfica dessas placas.

Pesquise

Você sabe o que são placas tectônicas?

As placas tectônicas estão presentes em toda a superfície terrestre. Elas fazem parte da litosfera, sendo um material que flutua sobre a astenosfera – ou manto. Essas placas têm limites entre elas, que atuam como divisões, separações, e esses limites provocam tanto atividades vulcânicas quanto sísmicas. As placas são formadas por crosta oceânica e continental, podendo se chocar ou se separar.

Leia o artigo a seguir, publicado na revista ComCiência, e aprofunde-se mais na Teoria da Deriva Continental e entenda como se deu o surgimento da Teoria da Tectônica de Placas.

Artigos

Na sequência, assista ao vídeo em que a professora Aline falará sobre limites entre placas tectônicas e as evidências da Teoria da Deriva Continental. Ela também falará sobre o encaixe de continentes, os abalos sísmicos e o monitoramento de vulcões.
Não deixe de conferir!

Trocando ideias

Hoje, a professora Aline falou um pouco sobre as atividades sísmicas e o vulcanismo e, também, sobre terremotos e vulcanismo no Brasil.

De acordo com o que está sendo estudado nesta aula, responda: por que não ocorrem terremotos de grande magnitude e erupções vulcânicas no Brasil? Esses fenômenos já ocorreram por aqui? Se sim, qual a sua influência no relevo e no solo do nosso país?

Acesse o nosso fórum e discuta sobre esse tema. Aproveite para trocar ideias
com os seus colegas!

Forum

Na prática

Você sabe quais outras características, além da formação do relevo,
são provenientes dos agentes internos?

Para saber mais sobre isso, assista ao vídeo de aplicação prática
com a professora Aline. Não deixe de conferir!

Síntese

Chegamos ao fim deste encontro!

Hoje, estudamos um pouco sobre as placas tectônicas e a sua influência na formação e na distribuição dos continentes. Além disso, vimos que existem alguns limites entre essas placas e que esses limites provocam tanto atividades vulcânicas quanto sísmicas.

Agora, para relembrar o que foi visto hoje, assista ao vídeo de síntese
com a professora Aline. Não deixe de conferir!

Compartilhando

Você sabia que, em 1915, o meteorologista alemão Alfred Wegener levantou algumas evidências tentando provar que todos os continentes estavam reunidos em um só, chamado Pangeia?

Pesquise a respeito desse assunto e compartilhe as informações com os seus colegas. Essa é uma excelente forma de aprender!
Até a próxima aula!


de
next 

O conteúdo desta página não é suportado nesta resolução.

Sugerimos que acesse por um desktop ou um tablet de resolução igual ou superior a 1024x768.