Voltar ao estudo

prev

Conversa Inicial

Olá! Seja bem-vindo ao segundo encontro de “Geologia e Geomorfologia na Gestão Ambiental”!

Hoje, vamos falar sobre processos internos formadores do relevo, ou seja, sobre como as forças internas da Terra podem agir na superfície e quais são as formas caracterizadas por essas forças.

Tenha uma boa aula!

Contextualizando

Você sabe dizer o que são dobras e falhas?

Dobras e falhas são deformações que afetam as rochas e podem formar cadeias de montanhas, cachoeiras e bacias sedimentares. É bastante provável que você já tenha visitado as Cataratas do Iguaçu ou pelo menos já tenha ouvido falar delas, não é mesmo? Esse conjunto de quedas é um exemplo de formação por um processo de falha.

Saiba Mais Que tal aprender um pouco mais sobre as Cataratas do Iguaçu, seu processo de formação e saber mais sobre o material que constitui essas rochas? Para isso, acesse as informações contidas no site a seguir:

Artigos Outro exemplo de uma conhecida falha existente no nosso planeta é a Falha de San Andreas. Para saber mais sobre ela, leia o texto a seguir:

You Tube Agora, assista a um vídeo do History Channel sobre a Falha de San Andreas. Esse vídeo trata da possibilidade de haver um grande terremoto nesse local e sobre qual será a consequência disso na cidade de Los Angeles, na Califórnia:

Na sequência veja a videoaula com a professora Aline, em que ela irá falar sobre os agentes internos como formadores de relevo. Não deixe de conferir!

Pesquise

Como as forças internas da Terra podem agir sobre a formação do relevo?

Os agentes internos formadores do relevo vão constituir margens continentais que podem ser ativas ou passivas, deformações rochosas e, ainda, unidades estruturais. Por exemplo, o relevo brasileiro é dividido em plataformas e escudos, bacias sedimentares e dobramentos, e essas formas são provenientes das forças internas da Terra.

Lendo o texto a seguir você vai encontrar mais informações sobre estruturas geológicas, como dobras, falhas e fraturas. Confira!

Artigos

Aprenda um pouco mais sobre margens continentais e deformações rochosas assistindo ao vídeo com a professora Aline. Ela também irá falar sobre dobras, falhas, escudos e
bacias sedimentares. Não perca!

Trocando ideias

Nesta aula, a professora Aline tratou dos agentes internos como formadores do relevo.

Faça uma pesquisa sobre esse assunto, entre no fórum da aula e explique o que são agentes internos, fale sobre a sua ação na formação do relevo da Terra e dê exemplos.

Aproveite a oportunidade para trocar ideias com os seus colegas a respeito dos temas abordados hoje!

Forum

Na prática

Veja, a seguir, o vídeo em que a professora Aline falará sobre as consequências dos agentes internos na formação do relevo. Não deixe de conferir!

A superfície da Terra sofre modificações devido a forças que agem no interior da Terra. A ação desses agentes internos movimenta a crosta por meio de processos que caracterizam as formas do relevo.

Vamos conhecer um pouco mais a respeito desses processos?

Caso esteja utilizando um dispositivo móvel (celulares, tablets),
esta atividade deve ser vista na posição horizontal.

Síntese

Chegamos ao fim desta aula!

Hoje, estudamos a ação das forças internas da Terra na formação do relevo. Vimos, também, a questão do princípio da isostasia. Além disso, aprendemos a respeito dos movimentos orogenéticos e epirogenéticos, que vão formar falhas, fraturas e dobras.

Agora, assista à síntese dos assuntos apresentados pela professora Aline neste encontro. Não deixe de conferir!

Compartilhando

Leve adiante o conhecimento adquirido hoje! Converse com os seus colegas sobre como as forças internas da Terra podem agir na formação do relevo. Até a próxima aula!


de
next 

O conteúdo desta página não é suportado nesta resolução.

Sugerimos que acesse por um desktop ou um tablet de resolução igual ou superior a 1024x768.