Videoaula

Cancelar (5)

Vídeo 1

Tema 01 – Tendências pedagógicas e seus fundamentos socioantropológicos

Vídeo 2

Tema 02 – Tendências Pedagógicas

Vídeo 3

Na Prática

Vídeo 4

Finalizando

educação

Antropologia e Sociologia da Educação

Prof. Daniel Soczek

06

Este material é compatível com computadores, tablets e smartphones.

2

Material didático institucional

3

Plano de Ensino

Na aula de hoje iremos estudar algumas tendências pedagógicas e sua crítica através dos fundamentos Socioantropológicos.

AXA/Shutterstock

4

Conversa Inicial

Olá! É muito bom revê-lo para darmos início à última aula desta disciplina.

No encontro de hoje, abordaremos as tendências e concepções pedagógicas que são de fundamental importância para você, aluno do curso de Psicopedagogia, são elas: a escola tradicional, a escola nova, a escola tecnicista e a concepção construtivista.

Bons estudos!

5

Tema 01 – Tendências pedagógicas e seus fundamentos socioantropológicos

As tendências e concepções pedagógicas são um conjunto de percepções sociais, psicológicas, antropológicas, históricas, econômicas que pautam a prática pedagógica em um período determinado.

Observe, por exemplo, a charge a seguir.

textoAlternativo

Fonte: <http://musicascomcultura.blogspot.com/2012/02/evolucao.html>

6

O que você percebeu de diferente entre os anos de 1969 e 2009?

No ano de 1969, podemos dizer que os professores tinham o apoio dos pais dos alunos em relação à educação, enquanto que no ano de 2009, os pais responsabilizam os professores por tudo o que acontece com seu filho na escola.

Nesta charge, percebemos, portanto, mudanças sociais, históricas, educacionais, entre outras. Existem várias tendências pedagógicas e concepções educacionais que acabam influenciando a forma como a escola trabalha com seus alunos, professores, com a metodologia e a organização de todo processo educativo.

7

Agora, assista à contextualização da aula com o professor Daniel Soczek.

Bloomicon/Shutterstock

8

Tema 02 – Tendências Pedagógicas

Você sabe quais são as características das escolas tradicional, nova, tecnicista e da concepção construtivista?

O objetivo da escola tradicional era a formação cidadã, que visava ao ser moral e obediente, cuja essência era dada a priori, independente dos indivíduos, enquanto o foco da escola nova está nas subjetividades, no indivíduo com formação autônoma.

Para os tecnicistas, o núcleo do perfil humano desejado estava na produtividade, ou seja, ambicionavam a implantação de uma lógica empresarial no seio da escola, desde a gestão até os currículos, a didática e a avaliação. Já para os construtivistas, o indivíduo era um ser biopsicossocial e socialmente adaptado às mudanças do capitalismo.

9

Lembre-se de que, apesar dessas tendências nascerem historicamente em certo momento e responderem a alguns problemas da época, acabam influenciando os processos educacionais subsequentes, pois ainda hoje há professores que utilizam os métodos tradicionais para educar seus alunos.

No vídeo a seguir, veja o que fala o professor Daniel Soczek sobre as tendências tradicional, tecnicista e construtivista.

10

Na Prática

Agora, assista ao vídeo a seguir para ver o que o professor Daniel Soczek fala sobre a escola nova.

Bloomicon/Shutterstock

11

Finalizando

Nossa última aula de Antropologia e Sociologia da Educação acaba aqui.

Hoje, trabalhamos as tendências pedagógicas tradicional, nova, tecnicista e a vertente construtivista e as concepções de formação humana vinculadas a cada uma delas para pensarmos em uma perspectiva crítica à educação, tentando observar como essas tendências podem contribuir para a educação contemporânea no Brasil.

12

Agora, veja no vídeo a seguir a síntese do professor Daniel Soczek.

Bloomicon/Shutterstock