educação
Antropologia e Sociologia da Educação
Prof. Daniel Soczek
aula 06
Este material é compatível com computadores, tablets e smartphones.
Material didático institucional
Para uma boa aprendizagem nesta disciplina, você deve acessar os seguintes materiais:
Na sequência assista às videoaulas.
Plano de Ensino
Na aula de hoje iremos estudar algumas tendências pedagógicas e sua crítica através dos fundamentos Socioantropológicos.
AXA/Shutterstock
Conversa Inicial
Olá! É muito bom revê-lo para darmos início à última aula desta disciplina.
No encontro de hoje, abordaremos as tendências e concepções pedagógicas que são de fundamental importância para você, aluno do curso de Psicopedagogia, são elas: a escola tradicional, a escola nova, a escola tecnicista e a concepção construtivista.
Bons estudos!
Tema 01 – Tendências pedagógicas e seus fundamentos socioantropológicos
As tendências e concepções pedagógicas são um conjunto de percepções sociais, psicológicas, antropológicas, históricas, econômicas que pautam a prática pedagógica em um período determinado.
Observe, por exemplo, a charge a seguir.

Fonte: <http://musicascomcultura.blogspot.com/
O que você percebeu de diferente entre os anos de 1969 e 2009?
No ano de 1969, podemos dizer que os professores tinham o apoio dos pais dos alunos em relação à educação, enquanto que no ano de 2009, os pais responsabilizam os professores por tudo o que acontece com seu filho na escola.
Nesta charge, percebemos, portanto, mudanças sociais, históricas, educacionais, entre outras. Existem várias tendências pedagógicas e concepções educacionais que acabam influenciando a forma como a escola trabalha com seus alunos, professores, com a metodologia e a organização de todo processo educativo.
Agora, assista à contextualização da aula com o professor Daniel Soczek.
Bloomicon/Shutterstock
Tema 02 – Tendências Pedagógicas
Você sabe quais são as características das escolas tradicional, nova, tecnicista e da concepção construtivista?
O objetivo da escola tradicional era a formação cidadã, que visava ao ser moral e obediente, cuja essência era dada a priori, independente dos indivíduos, enquanto o foco da escola nova está nas subjetividades, no indivíduo com formação autônoma.
Para os tecnicistas, o núcleo do perfil humano desejado estava na produtividade, ou seja, ambicionavam a implantação de uma lógica empresarial no seio da escola, desde a gestão até os currículos, a didática e a avaliação. Já para os construtivistas, o indivíduo era um ser biopsicossocial e socialmente adaptado às mudanças do capitalismo.
Lembre-se de que, apesar dessas tendências nascerem historicamente em certo momento e responderem a alguns problemas da época, acabam influenciando os processos educacionais subsequentes, pois ainda hoje há professores que utilizam os métodos tradicionais para educar seus alunos.
No vídeo a seguir, veja o que fala o professor Daniel Soczek sobre as tendências tradicional, tecnicista e construtivista.
Na Prática
Agora, assista ao vídeo a seguir para ver o que o professor Daniel Soczek fala sobre a escola nova.
Bloomicon/Shutterstock
Finalizando
Nossa última aula de Antropologia e Sociologia da Educação acaba aqui.
Hoje, trabalhamos as tendências pedagógicas tradicional, nova, tecnicista e a vertente construtivista e as concepções de formação humana vinculadas a cada uma delas para pensarmos em uma perspectiva crítica à educação, tentando observar como essas tendências podem contribuir para a educação contemporânea no Brasil.
Agora, veja no vídeo a seguir a síntese do professor Daniel Soczek.
Bloomicon/Shutterstock