educação
Atividades Rítmicas e Expressivas
Prof.ª Katiucia Mello Figueroa
aula 05
Este material é compatível com computadores, tablets e smartphones.
Material didático institucional
Para uma boa aprendizagem nesta disciplina, você deve acessar os seguintes materiais:
Na sequência assista às videoaulas.
Plano de Ensino
Conhecer as diferentes formas das atividades rítmicas expressivas (ARE); compreender suas manifestações históricas, sociais e culturais; dominar estratégias de ensino das ARE.
Conhecimentos
As características das diferentes ARE; seu processo de incorporação e apropriação; e seu processo de ensino-aprendizagem.
Habilidades
Reconhecer as diferenças entre as ARE; identificar as principais consequências práticas na incorporação e apropriação das ARE; propor programas de ensino e compreender os processos de aprendizagem nas ARE.
Conversa Inicial
Nas diversas culturas existentes, é possível apreciar espetáculos e pequenas apresentações de dança em diversos momentos, como festas temáticas ou datas comemorativas, aberturas e encerramentos de eventos ou anos letivos escolares etc.
Quem frequenta o ambiente das academias ou escolas especializadas também está acostumado a ver ou participar de aulas de dança.
Há muitos programas televisivos nacionais e internacionais com essa temática, que, da mesma forma, está presente em filmes e videogames.
Em todas estas situações, a dança se manifesta a partir de coreografias, que é o tema da nossa aula de hoje.
Para iniciar o conteúdo desta aula, assista ao vídeo a seguir.
Mary_ART_S/shutterstock
Tema 01: Coreografia
A dança, que acontece dentro de um ritmo preestabelecido e utilizando diversos movimentos, tem sua maior forma de expressão nas coreografias, que, por sua vez, são criações sequenciadas harmoniosas, dentro de um espaço temporal e por meio de movimentos com diferentes formas e trajetórias, capazes de expressar mensagens a partir de estruturas musicais.
Alena Ozerova/shutterstock
Para saber mais sobre a coreografia, assista ao vídeo a seguir.
Mary_ART_S/shutterstock
Tema 02: Processo coreográfico
O processo coreográfico é algo importante na Educação Física, pois, apesar de não sermos especialistas em dança, trabalhamos muito com as atividades rítmicas e com composições coreográficas em nossas aulas, tanto na área da licenciatura quanto na do bacharelado.
Para iniciarmos um "desenho da dança", precisamos respeitar algumas fases e fatores importantes, que compõem o processo coreográfico.
Conheça algumas dessas etapas e fatores assistindo ao vídeo a seguir.
Mary_ART_S/shutterstock
Tema 03: Composição coreográfica
A composição coreográfica é composta por três elementos: o movimento humano, que é a matéria-prima para a arte da dança; a expressividade, que são os movimentos carregados de sentimentos e enviando mensagens por meio da dança; e a técnica, que é exigida dentro de cada estilo que está sendo dançado.
Assista ao vídeo a seguir e entenda melhor cada um destes três elementos.
Tema 04: Recursos coreográficos
Neste bloco serão expostos alguns recursos que podem nos auxiliar no momento em que tivermos que trabalhar a composição de uma coreografia.
Os recursos coreográficos apresentados – posições ou figuras e técnicas – poderão ser utilizados em coreografias e treinamentos de equipes profissionais de dança, em aulas de academias voltadas ao fitness, escolinhas de dança, ou para elaborar aulas e apresentações no âmbito educacional.
Saiba mais sobre os recursos coreográficos assistindo ao vídeo a seguir.
Mary_ART_S/shutterstock
Tema 05: Modelo para composição coreográfica
No decorrer da disciplina, aprendemos como fazer o mapeamento musical, que consiste em contar o número de pulsos, os compassos, as frases e os blocos musicais.
Agora veremos como esse mapeamento nos auxiliará e facilitará a elaboração das coreografias.
Roman Samborskyi/shutterstock
Para saber mais o assunto deste tema, assista ao vídeo a seguir.
Mary_ART_S/shutterstock
Na Prática
Você já deve ter visto apresentações de dança, filmes e programas de televisão referentes à dança. E também deve ter um(a) amigo(a) que pratica algum tipo de dança, ou você mesmo pode ser praticante.
Com base em seus conhecimentos sobre o assunto e depois de assistir a esta aula e ler o material de apoio da disciplina, tente se lembrar e fazer uma lista com, no mínimo, dez estilos de danças.
Depois, confira no vídeo se os estilos que você listou estão entre aqueles que sugerimos como resposta.
Saiba mais sobre este conteúdo assistindo ao vídeo a seguir.
Mary_ART_S/shutterstock
Finalizando
Na aula de hoje aprendemos que a coreografia é uma estrutura organizada de movimentos capaz de expressar mensagens concretas e abstratas de acordo com os objetivos e ideias do coreógrafo.
Vimos que o processo coreográfico obedece etapas e há fatores relevantes que devem ser considerados, e que a composição coreográfica é constituída por três elementos básicos: movimento, técnica e expressividade.
Para criar uma coreografia, aprendemos que há alguns recursos, como as posições, ou figuras, e as técnicas.
No último bloco, pudemos perceber ainda que, para facilitar a elaboração das coreografias, é importante fazer um mapeamento musical, contando número de pulsos, compassos, frases e blocos musicais.
Saiba mais sobre este conteúdo assistindo ao vídeo a seguir.
Mary_ART_S/shutterstock
Referências
GARCIA, A.; HAAS, A. N. Ritmo e dança. 2. ed. Canoas: Editora da ULBRA, 2006.
Roman Motizov/shutterstock