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Composto Mercadológico

Aula
01

Conversa Inicial

Olá, aluno!

Seja bem-vindo à primeira aula da disciplina de Composto Mercadológico.

Na disciplina de Composto Mercadológico, vamos entender dentro do processo de evolução histórica como se chegou à formulação do Mix de Marketing, também conhecido como os quatro P(s): produto, preço, praça e promoção.

Um dos maiores desafios dos gestores da área de Marketing atualmente é desenvolver produtos que atendam às necessidades das pessoas e que, por meio do conceito de produto ampliado, encantem os consumidores.

E como vamos atrair os consumidores? Fácil, através dos serviços que estão cada vez mais agregando valor aos produtos.

Mas, vamos ficar atentos, tais produtos devem ser precificados de forma correta, ou seja, conforme o posicionamento pretendido pela empresa, consequentemente os locais que estão disponibilizados, para que no momento que ocorra a necessidade o consumidor possa encontrar esses produtos, deve estar de acordo com a estratégia de posicionamento, assim como a promoção, mas será que foi sempre assim?

Vamos retroceder algumas décadas na história para entender essa evolução, e, agora, convido você a nos acompanhar!

Preparados?

Mas antes, você vai conhecer uma pessoa...

Essa pessoa é a Professora Vanessa!
Confira no vídeo a seguir:

Contextualizando

Problematização

Avalie essa situação:

Dentro do contexto histórico no qual a União Soviética se desfaz no início da década de 1990, surgindo assim os países independentes como a Rússia, cujo contexto econômico estava um verdadeiro caos, com falta de produtos básicos nas prateleiras dos supermercados, desde farinha até produtos de higiene...

Eis que surge uma possiblidade!

Você foi contratado como presidente de marketing de uma empresa do setor de bebidas para atuar nesse novo mercado! E agora?!

Veja a seguir o que você deverá fazer!!!

  1. Incorreta, porque estamos analisando um mercado que estava carente de produtos, pois a antiga União Soviética vivia em um sistema comunista onde o mercado era fechado e controlado, portanto em um primeiro momento, o que fosse ofertado seria vendido, lembra da história?
  2. Incorreta. É a mesma análise, ou seja, não é necessário segmentar o mercado, todo ele está carente de todos os tipos de produtos, portanto a massificação predomina, lembra da história do Henry Ford quando lançou o Ford “T”? O que era produzido era vendido.
  3. Incorreta. Mesma análise anterior. Inteligência de mercado é para quando eu preciso inovar constantemente ou quando atender o mercado com base em dados que permitam uma correta prospecção em vendas.
  4. Correta, pois o contexto histórico que estamos analisando era o de um país que saiu de uma economia de mercado fechado, imposto pelo sistema comunista, para uma economia que se abria ao mercado global, portanto nesse contexto analisado, o mercado estava carente de produtos, o que fosse ofertado era consumido.
  5. Incorreta, pois Pesquisa e Desenvolvimento requer um aporte financeiro muito alto, não é o caso para a situação analisada.

Sabendo que, a partir daquele momento, as portas da economia mundial foram abertas, qual o primeiro passo que você adotaria para a estratégia de entrada nesse novo mercado?

  1. Faria uma pesquisa com a população para conhecer as necessidades e os desejos da população.
  2. Faria uma segmentação da população russa para prospectar as vendas por segmento.
  3. Desenvolveria um departamento de inteligência de mercado para obter dados que permitissem o desenvolvimento de produtos que atendessem às necessidades sócio culturais.
  4. Centraria os esforços de forma agressiva nas vendas e em promoção.
  5. Centraria os esforços em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) para assim atender o público alvo.

Veja aqui a resposta:

Para navegar pelos temas, selecione o bloco do tema desejado.

Pesquise

Trocando Ideias

Na aula 01 observamos a evolução do pensamento em marketing e o papel que o contexto histórico, político, social e econômico desempenharam nas atividades mercadológicas, ao longo do tempo.

Agora reflita sobre a conjuntura histórica, política, social e econômica que estamos enfrentando no Brasil e no Mundo.

Você acredita que estas possam influenciar no modo de se fazer marketing, sejam nas vendas ou no relacionamento com os clientes? Se sim, de que maneira isto pode acontecer? Se não, porque acredita que não há influência?

Na Prática

Acesse o link abaixo e leia o estudo de caso que iremos analisar:

Saiba Mais

Após a leitura, avalie:

  1. Analise o papel dos serviços agregados aos produtos tangíveis na busca pela satisfação do cliente e sua fidelização. Aponte as falhas ocorridas nos encontros de serviços narrados acima.
  2. Que esforço de recuperação de serviços você empreenderia se fosse gestor desta concessionaria?
  3. Como o produto básico poderá vir a se tornar o produto ampliado nesse caso?

A professora Vanessa tem mais uma atividade prática, confira aqui:

Síntese

Nessa aula estudamos a evolução do Mix de Marketing, desde quando os homens praticavam o escambo, ou seja, supriam suas necessidades por meio da troca de mercadorias até a orientação para o marketing de customização em massa.

Quando o mercado era carente de produtos, a indústria detinha o poder, portanto ditava as regras, era considerado a era do produto, pois o que fosse produzido era vendido.

Com a mudança ocorrida e tendo maior oferta de produtos a situação se inverte e a indústria perde força, portanto passa o bastão para o consumidor que sobre no pedestal e se intitula o rei.

Dentro de uma situação de extrema competitividade no mercado, não basta atender as necessidades e desejos, é necessário entender para poder agir de forma que o produto ofertado não seja genérico.

Um produto deve ir além do esperado, assim a indústria e prestadores de serviços devem ofertar o produto potencial, como isso é possível? Entendendo cada vez mais quem é o consumidor do seu produto.

Agora, para encerrar a aula, vamos com a professora Vanessa!

Referências

ANDRADE, Carlos Frederico. MARKETING o que é? QUEM FAZ? Quais a tendências? Curitiba: Intersaberes, 2010.

ALVES, E.; MONFORT, M.; ROLON, V. Marketing de Relacionamento: como construir e manter relacionamentos duradouros? Curitiba: Intersaberes, 2014.

DIAS, Sergio Roberto et al. Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2003.

KOTLER, P. Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2008. KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005

STADLER, A; ARANTES, E; CENI, F. Desenvolvimento de novos produtos e métricas de Marketing. Curitiba: Intersaberes, 2013.

YANAZE, M.H. Gestão de Marketing e Comunicação-avanços e aplicações. São Paulo: Editora Saraiva, 2007.

http://www.espm.br/Publicacoes/CentralDeCases/Documents/AHORADAMENTIRA.pdf

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