RESPOSTA CORRETA

RESPOSTA INCORRETA

1

Sabemos que a escola é uma organização/instituição de aprendizagem, a qual tem por objetivo culturalizar os sujeitos por meio dos conhecimentos e também colocá-los na sociedade para que possam buscar sua participação efetiva diante de seus direitos e cumprimento de seus deveres. Assim sendo, como deve ser a proposta para uma escola inclusiva? Assinale a opção correta.

A.A escola inclusiva tem a missão estratégica de ousar, opondo-se àquelas instituições que não têm visão de futuridade e que carregam pesados fardos da tradição e de estruturas voltadas ao insucesso, sem projetos.

B.A escola inclusiva é a mesma escola tradicional na qual estão postados os deveres de educar, não existindo novas propostas.

C.A segregação de espaços diferenciados na escola é uma proposta inclusiva, pois não é possível construir na totalidade a chamada escola inclusiva.

D.Uma comunidade inclusiva demonstra a aceitação das diferenças, embora atender diferentes deficiências não seja possível em um mesmo contexto. Portanto, a escola inclusiva não tem alicerce de sustentação.

2

Os grupamentos da Educação Especial são: deficiências, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação, certo? Então, agora, marque a alternativa que define corretamente o aluno com TGD.

A.Não existe uma definição para os alunos com TGD, pois são extremamente comprometidos e até sua inclusão escolar não é possível.

B.A definição do aluno com TGD ainda não foi publicada, tem-se apenas indicativos de que são antissociais.

C.São aqueles que apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo.

D.Nessa área encontram-se somente os autistas, sujeitos atípicos e que apresentam diferentes condutas.

3

Diante das diferentes áreas que a Educação Especial abrange, assinale a alternativa que mostra a melhor postura de um profissional da educação.

A.Sensibilizar as pessoas para que olhem o ser humano e não a deficiência.

B.Não ter disponibilidade para mudanças e acreditar que o processo inclusivo não traz crescimento pessoal e profissional.

C.O profissional deve entender que a inclusão é lei, mas manter resistências junto ao trabalho educacional faz parte desse processo.

D.Não é necessário ter uma postura diferente diante da modalidade de Educação Especial, pois o trabalho deve ser mantido e aplicado a todos, sem adaptações.

4

Em sala de aula, você tem um aluno com baixa visão, o que limita o desenvolvimento dele diante da aprendizagem. Como professor, que estratégias utilizaria? Marque a reposta correta.

A.O atendimento segue igual ao dos demais; o aluno com baixa visão não necessita de nenhuma adaptação, pois apenas não enxerga bem, mas pode ouvir e realizar os trabalhos.

B.A estratégia diante do aluno com baixa visão será transcrever o material em Braille.

C.Acompanharia esse aluno individualmente para que ele não se sinta excluído.

D.Utilizaria os textos escritos com outros elementos (ilustrações táteis) para melhorar a compreensão, também buscaria adaptar materiais escritos com letras maiores, e posicionaria o aluno na sala de aula de modo a favorecer sua possibilidade de ouvir o professor.

5

Nesta área, o currículo deve ser comunicacional, envolvendo todas as formas de comunicação interpessoal, oral, escrita e virtual, com tabuleiros de comunicação, sinalizadores mecânicos ou tecnológicos sistemas alternativos de comunicação, baseados em desenhos, na escrita ou em outros códigos, e softwares. Você sabe de qual área estamos falando? Marque a reposta certa.

A.Área da deficiência física neuromotora.

B.Área dos Transtornos Globais do Desenvolvimento.

C.Área das Altas Habilidades/Superdotação.

D.Em qualquer uma das áreas das deficiências podemos utilizar o currículo comunicacional, possibilitando o uso de diferentes softwares.